domingo, 2 de abril de 2017

                          VS-SOLAR CHALLENGE 


             Corrida de carros movidos a energia solar em Portugal                                         Regulamento VS-Solar Challenge 

O que é a VS-SOLAR CHALLENGE?
Trata-se de uma corrida de carros movidos a energia solar,  de participação gratuita e que se realiza todos os anos.
 Mais que uma competição, é uma corrida por um ambiente melhor que pretende despertar consciências para as potencialidades da energia solar na locomoção de veículos. É uma oportunidade para todos os que gostam desta ideia se juntarem e, assim, contribuírem para a evolução desta tecnologia de mobilidade ecológica. Todos os que quiserem assistir a este evento ambientalmente relevante serão bem vindos, a entrada é livre.
                                                      Onde e quando 
 Ainda não está definido o local e a data da 4ª grande corrida de carros movidos a energia solar, a VS-SOLAR CHALLENGE 2018. As autarquias interessadas em receber o evento poderão contactar a organização através de e-mail  vs.solar.challenge@gmail.com ou por tlf.965055436 - Paulo Carvalho

           REGULAMENTOS
Quem pode participar?
Podem participar  na corrida todos os que gostem da ideia, grupos de amigos,  escolas,  universidades, centros de ciência, escolas profissionais, politécnicos,  etc. Apenas terão que criar uma equipa e construir o seu  carro solar.  A   VS-SOLAR está disponível para dar algum apoio  técnico e a disponibilizar soluções para que todos os que queiram possam participar na corrida (veja mais abaixo no tema "carros solares para a corrida"). Cada equipa pode concorrer com um ou mais carros, quer na mesma categoria ou em categorias diferentes. Quer as inscrições, quer a participação na corrida são gratuitas.
 Quem pode pilotar o carro ?
Os pilotos terão que ser maiores de idade,  no caso de serem menores terão que ter uma autorização por escrito do encarregado de educação. É obrigatório o uso de capacete, é permitido o uso de capacete de bicicleta ou de skate. É obrigatório que os pilotos e os responsáveis de equipa leiam este regulamento, a organização presume que os pilotos que participam na corrida tenham  conhecimento cabal  do regulamento da corrida.
 Características dos carros
Todos os carros terão que ser movidos a energia solar, podendo usar baterias auxiliares. No entanto, haverão duas categorias de carros, a fórmula   A,  e a categoria livre.
A fórmula A
Na fórmula A,  só serão permitidas baterias de P/b  chumbo/ácido. Dimensões aproximadas: comprimento 150mm, altura 95mm, largura 65mm, referimo-nos às comuns baterias  tipo AGM  12V 7A, ligadas em série.  Dentro desta fórmula haverão várias categorias diferenciadas pela voltagem de funcionamento do carro, 12V, 24V,36V,48V,60V etc.
  As baterias utilizadas no inicio da corrida, não poderão ser substituídas por outras nem carregadas externamente, só serão carregadas pelo painel solar do próprio carro.
Caso alguma bateria se danifique durante a corrida e precise ser substituída, a equipa terá que informar a organização. 
Categoria livre
Nesta categoria não há restrições quanto ao tipo de bateria nem à sua potência, no entanto os participantes terão que ter em conta que o ideal será que a maior parte da energia deverá vir do painel solar. Apesar de nesta categoria não haver restrições à criatividade, os participantes não deverão descorar a segurança, até porque cada equipa será responsável por qualquer dano ou acidente provocado pelo seu carro. Em ambas as categorias, quer na fórmula A, quer na categoria livre, haverá restrições às dimensões e peso dos veículos.  
As dimensões máximas dos veículos não deverão ultrapassar 1,5m de largura e os 2,5m de comprimento, e o seu peso, sem o piloto, não deverá ultrapassar os 80Kg.
As equipas deverão ter em conta que o carro deverá ser o mais leve possível. A finalidade do carro é apenas transportar o piloto com a energia produzida pelo painel solar. Quanto mais leve for o conjunto carro/piloto, menor será o esforço feito pelo motor para locomover o veículo, logo, o consumo será mais baixo. Outros pormenores a serem levados em conta são: diminuir ao máximo o atrito dos pneus ao piso, melhorar a aerodinâmica, etc. Todos os pormenores contam para que o carro solar seja o mais eficiente possível. Todos os carros deverão estar equipados com um sistema ou dispositivo de travagem que permita imobilizar o carro no menor espaço possível.         
Reserva-se o direito à organização da corrida a fazer uma pequena inspeção prévia aos carros para se certificar que estes cumprem as regras do regulamento.
 Em qualquer das categorias é permitido o uso de condensadores, visto que estes dispositivos não são considerados baterias.
Como será a corrida ?
A corrida será realizada na  pista de atletismo (tartam)  em circuito fechado por questões de segurança. Cada  carro terá que fazer 5 voltas à pista no menor tempo possível. O tempo será cronometrado pelos comissários de pista. O melhor tempo de cada carro será afixado num placar pelos comissários de pista. Cada equipa poderá tentar melhorar o seu tempo as vezes que quiser, dentro do tempo total da corrida, que será de aproximadamente 1,40H. No final da corrida, cada carro terá duas classificações, a geral e a classificação por categorias, por exemplo: os carros da fórmula A de 24V serão classificados em comparação com os outros  carros desta categoria e voltagem.  Por questões de segurança  apenas serão permitidos no máximo 4 carros na pista em simultâneo. Os carros serão chamados pelo seu número pelos comissários de pista para iniciarem a sua prova, e têm 40 segundos para se apresentarem na linha de partida junto à mesa dos comissários. Cada  falta de comparência à chamada para efetuar a prova poderá ser penalizada no acréscimo de 10 segundos ao seu melhor tempo, que será tido em conta para a classificação final, excepto se a falta de comparência seja causada por avaria ou por outra razão irresolúvel. A ordem de chamada irá começar no carro nº1 em ordem crescente, até que todos os carros tenham feito o percurso. Este procedimento será repetido várias vezes dentro do tempo limite da corrida. No final do tempo total da corrida (1,40h), será tido em conta, para a classificação geral, o melhor tempo que cada carro realizou. Quando o carro está na linha de partida para iniciar a sua prova, o arranque deve ser feito pelos seus próprios meios, não poderá ser empurrado ou auxiliado de qualquer outra forma.  Durante a corrida, caso haja algum incidente em que seja necessário ser  mostrada a bandeira amarela pelos comissários de pista, os pilotos devem reduzir ligeiramente a velocidade e redobrar a atenção.  Sempre que seja necessário executar uma ultrapassagem, cabe ao piloto avaliar se tem condições de a fazer em segurança, nunca pondo em risco o carro a ser ultrapassado, nem a sua própria segurança, até porque cada equipa é responsável pelos danos provocados pelo seu carro. As ultrapassagens  terão que ser feitas pela direita, ou seja, pelo lado de fora da pista. Todos os carros deverão circular pelo lado esquerdo da pista, ou seja, pelo lado de dentro. Sempre que um carro termine a sua prova, após ter completado as 5 voltas estipuladas, ao passar pela linha da meta será lhe mostrado a bandeira xadrez pelo comissário de pista,  o piloto  deverá, suavemente, ir encostando à direita mas certificando-se que no momento em que o faz não está a ser ultrapassado por outro carro que ainda esteja em prova.        
No final da corrida todos terão um prémio simbólico e um certificado, atestando a sua classificação e participação neste evento ecológico. 
.Patrocínios
As equipas, se assim o entenderem, poderão angariar patrocinadores e colocar a sua publicidade no seu carro solar, sendo essa publicidade da sua responsabilidade. Apenas terão que reservar um espaço do  lado direito do carro aproximadamente 120mmX120mm para ser colocado o nº do seu carro.
Caso alguma empresa ou entidade queira patrocinar o evento ou alguma equipa, poderá contactar a organização através dos contactos abaixo indicados. 
Inscrições
As inscrições para a edição de 2018 abrem em Fevereiro de 2018, as equipas interessadas em participar deverão inscrever-se enviando um e-mail para um dos endereços de e-mail abaixo indicados com as seguintes informações: nome do  responsável da equipa, um nº de telf. de contacto, a localidade de onde vêm  e, se for o caso, o nome da escola ou estabelecimento de ensino que representam. Receberão de volta um e-mail confirmando a inscrição.
Voluntários 
Estão abertas vagas para alunos do conselho de Sintra que queiram participar na corrida como voluntários. Os candidatos aceites poderão ajudar a organização como comissários de pista, receção e apoio às equipas, etc. Os interessados terão que ter mais de 16 anos e poderão inscrever-se enviando um e-mail manifestando o seu interesse e deixando um contacto de tlm. 
    
Contactos:      vssolarpaulo@gmail.com    vs.solar.challenge@gmail.com     T.965055436  
Com o apoio de VS-SOLAR,   Real Sport Clube, Câmara Municipal de Sintra 

                        EVTV BRASIL ANUNCIA A VS-SOLAR CHALLENGE 2017
veja o programa completo em https://www.youtube.com/watch?v=21RCg9bkDhA

    
Postado por Paulo Carvalho   2-3-2017
Para saber mais sobre a VS-SOLAR clic neste link  http://vssolar.blogspot.com
Pagina em constante actualização

Nenhum comentário:

Postar um comentário